Escoamento em tubulação de fluido incompreenssível
ESCOAMENTO PERMANENTE DE FLUIDO INCOMPRESSÃVEL EM CONDUTOS FORÃADOS 1. INTRODUÃÃO Conduto: é considerado um conduto toda estrutura sólida destinada ao transporte de um fluido, lÃquido ou gás. São classificados de acordo com o comportamento dos fluidos no seu interior: ï· Condutos forçados é a denominação para tubulação funcionando sob pressão ou quando o fluido que escoa nele preenche completamente, estando em contato com a sua parede interna, não apresentando superfÃcies livres (figura 7.1a), incluem: encanamentos; canalizações ou tubulações sob pressão; tubulações de recalque e sucção; sifões verdadeiros ou invertidos, colunas ou âshaftsâ, etc. Condutos livres é a denominação para tubulação ou canais que funcionam sob pressão atmosférica ou quando o fluido apresenta uma superfÃcie livre (figura 7.1b) que incluem: canaletas; calhas; drenos; interceptores de esgoto; coletores de esgoto; galerias, cursos de água naturais, etc.
ï·
Definições Práticas ï· Tubo: é uma peça única, geralmente cilÃndrica e de comprimento limitado pelo tamanho de fabricação ou de transporte. Palavra aplicada ao material de fabricado de diâmetro não muito pequeno. Ex. tubos de ferro fundido, tubos de concreto; tubos de aço, tubos de PVC; ï· Tubulação: constituÃdo de vários tubos ou tubulação continua fabricada no local. Sinônimo de canalização, encanamento e tubulagem; ï· Cano: denominação mais comum para material de pequeno diâmetro. Termos mais usado para instalações prediais; 2. RAIO E DIÃMETRO HIDRÃULICO Raio hidráulico (RH) é definido como:
í µí± í µí°» =
Onde:
í µí°´ í µí¼
A = área transversal do escoamento do fluido; Ï = perÃmetro âmolhadoâ ou trecho do perÃmetro, da seção e área A, em que o fluido está em contato com a parede do conduto. Diâmetro hidráulico (DH) é definido por:
DH = 4R H
Sejam os exemplos mais comuns em escoamento: A
D
ÏD 2 4
Ï
RH