Filosofia um conceito antropologico
QUESTÕES SOBRE O ARTIGO: ETNOGRAFIA E CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ANTROPOLOGIA À ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
1 – Qual a questão central que o autor busca responder com o artigo? E o objetivo principal?
Discutir possíveis contribuições da antropologia à administração, ao utilizar os conceitos básicos daquela disciplina em estudos organizacionais.
2 – Segundo o autor, o que diferencia as abordagens que a administração e a antropologia abordam a cultura organizacional?
A antropologia, diferentemente da administração, estuda a cultura sem a preocupação de chegar a ferramentas para a intervenção ou o controle. A disciplina, como definiram seus mestres, tem como objetivo principal a transformação da experiencia de seus pesquisadores em sabedoria por meio de uma dupla tarefa: a transformação do exótico em familiar e a do familiar em exótico.
3 – Caracterize a etnografia e o que ela possibilita?
A etnografia consiste na familiarização do pesquisador com a cultura estudada por meio da observação e de uma longa interação social com o grupo. A pesquisa etnográfica possibilita, desta maneira, uma interpretação da cultura de um grupo a partir da investigação de como seu sistema de significados culturais está organizado e de como influencia o comportamento grupal.
4 – Segundo Malinowski, qual é a melhor maneira (método) de se realizar um bom trabalho etnográfico?
Deveria passar longos períodos de convivência com os grupos estudados, acompanhar de perto todas as suas atividades diárias, aprender sua língua evitando intérpretes tendenciosos, observar cuidadosamente o que as pessoas dizem e fazem a absorver os valores e sentimentos do grupo.
5 – O que o estudo antropológico de Linstead e Grafon-Small possibilitou e que distinção estabelecem entre cultura corporativa e cultura organizacional?
Há uma distinção entre cultura corporativa e cultura organizacional. Dentro dessa perspectiva, Bresler utiliza a