O que é filosofia?
Rio de Janeiro, março / 2012
INTRODUÇÃO
Filosofia ou filosofia? Ao passar dos tempos, coma a evolução humana, a palavra FILOSOFIA se tornou muito filosófica. Para muitos, Filosofia com letra maiúscula, representa a ideia de que é, no mínimo, muito importante, caricaturada por homens estudiosos e sérios. Já a filosofia, escrita com letra minúscula, faz com que a palavra esteja mais próxima de nós para que possamos filosofar, ou seja, pensar sobre qualquer coisa, sobre o tudo e sobre o nada.
O QUE É FILOSOFIA?
1- Estudante de História, 1° período:
É uma ciência que busca explicar aspectos subjetivos sobre a humanidade como sua origem, características e comportamentos.
2- Recém-Formada em enfermagem:
É a procura por meios, métodos, conteúdos e explicações em prol de toda e qualquer forma de melhoria. Procura essa que pode até vir a ser radical para chegar ao conhecimento. É refelxão, pensar e pensar de novo.
3- Advogado, não exerce a profissão:
Desde os primórdios da história o homem almeja saciar seu inesgotável desejo de saber. Contudo, com o passar dos anos viu-se que o divino já contemplava o saber supremo, deixando o homem num patamar muito aquém deste limite cognitivo. Com o intuito de buscar provocar o espírito cognitivo humano para que se pudesse alcançar a tão sonhada excelência divina do conhecimento, a filosofia surge como a fonte de todo o campo do saber, podendo ser definido como a arte da busca do saber, que norteia a linha de raciocínio para todas as áreas da ciência e do espírito humano.
4- Cientista político e Militar:
A filosofia política e a ciência política apresentam uma sensível diferença, embora a primeira provenha da segunda. A filosofia política trata da construção de um modelo ideal de Estado. Faz uma descrição e uma projeção em sua análise, buscando sempre o fundamento último do poder, ou