Lider na gestão
Vivemos num mundo com constantes mudanças, o ser humano tem a tendência e necessidade de estar sempre procurando o novo.
Um bom líder identifica as mudanças necessárias em uma organização, para isso ele deve ser uma pessoa inovadora, confiante e que faça as coisas acontecerem, mas também temos os inseguros que vêem a mudança como uma ameaça que só lhe traz incertezas, neste último caso é o tipo de pessoa que espera as mudanças chegar e não fazem nada para ajudar ou mudar a situação.
Para que haja mudanças em uma organização os líderes devem observar sempre o que está no ambiente externo, pois assim ele tem uma visão geral do mercado e consegue visualizar onde e o que mudar na organização.
O líder deve incentivar sua equipe a mudar e fazer disso uma necessidade, para isso o líder deve manter um bom relacionamento com as pessoas envolvidas no processo e o mais importante: ele deverá ser um exemplo no processo de mudança.
O líder deve ter tudo muito organizado para programar uma mudança dentro de uma organização, como por exemplo: o que devemos mudar? Por quê? O que isso traria de benefício para a organização?
Enfim o líder deve ser uma pessoa de muita atitude, e também estar preparado para gerenciar os problemas que as mudanças podem ocasionar e se o primeiro plano der errado ele dever ter uma carta na manga como segundo plano.
Os funcionários devem ser preparados para as mudanças dentro de uma organização, para que isso aconteça deve haver comunicação e as mudanças devem ser feitas aos poucos para que colaboradores absorvam as novas informações.
As pessoas no geral têm medo do novo, é muito mais fácil ficar fazendo tudo igual, na verdade é muito mais confortável do que começar algo que não se conhece.
As mudanças estão acontecendo por conta do mercado e da sociedade, hoje a tecnologia está substituindo o trabalho do homem e as empresas avaliam seus funcionários pela sua criatividade e capacidade de criar algo novo.
A