O líder na gestão de mudanças
Elaborar uma explicação sobre o conceito de visão sistêmica...
Link 3 “ O líder na gestão de mudanças”
Tudo que o entrevistado, Mario Persona disse tem total coerência, na questão das mudanças nas empresas acho um exemplo bem claro o que estamos passando agora na mudança da nossa instituição, e temos que nós adaptar a essa mudança, mudanças essas que nós fazem conhecer o Mundo literalmente como é, feito de mudanças.
A mudança é uma característica da natureza como um todo, tanto da realidade que nos cerca como de nós mesmos. Tudo ao nosso redor está em constante mudança e nós mesmos temos, em nossa índole natural, essa tendência de mudar, de buscar coisas novas, de explorar novos mundos.
Só que a mudança não pode simplesmente surgir do nada e nos atropelar. É preciso identificar quais as mudanças necessárias, com base no contexto no qual a empresa atua seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente sua liderança. Esta pode ser tanto um auxílio quanto um empecilho no processo de mudança, já que você encontra líderes com perfil de inovação, confiantes, que gostam de correr riscos e fazem as coisas acontecerem, e há também aqueles mais acomodados, para os quais a mudança é uma ameaça, pois traz incertezas. São pessoas que preferem trabalhar em uma ambiente com alto grau de previsibilidade e esperam as coisas acontecerem, ao invés de serem geradores de mudanças.
Portanto este é um lado importante da mudança, que ela aconteça de cima para baixo ou que, pelo menos, seja apoiada pela liderança.
Sair da zona de conforto é fundamental para que a mudança tenha um sucesso, e esse é o grande problema das empresas, pois a pessoas quando estão na zona de conforto, sente medo de um novo desafio, medo esse que pode te deixar para traz.
Qualidades e características
A tarefa dos líderes é criar o sentimento de necessidade para a mudança. Líderes talentosos conseguem fazer isso. Eles precisam também manter um excelente relacionamento com as