Lider na gestão de mudanças
As mudanças estão acontecendo naturalmente dentro e fora das empresas. O mercado e a sociedade forçam a empresa a mudar, e essa influência acaba sendo percebida dentro da organização e vai permeando comportamentos e processos. As mudanças tecnológicas também têm contribuído muito para isso. As principais mudanças detectadas hoje dentro do ambiente organizacional estão relacionadas ao modo de como trabalhamos, o que é considerado de maior valor para o individuo e para a empresa.
O líder tem a missão de criar o sentimento de necessidade para a mudança, lideres talentoso conseguem fazer isso. Eles precisam também manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando, delegando e principalmente servindo de exemplo no processo de mudança. Há lideres que simplesmente mandam ou esperam que os outros mudem, esses sim não terão sucesso na área.
Os lideres devem também ser pessoas capazes de implementar mudanças, de fazer as coisas acontecerem, identificando o que deve ficar como esta, o que deve mudar primeiro, como deve ser mudado, quais as pessoas mais indicadas para o processo quais tecnologias e estruturas que devem ser utilizadas etc. Por tanto, os lideres envolvidos com a mudança devem ser pessoas de ação. Todas as mudanças dentro de uma organização tem começo, meio e fim, o líder tem que estar preparado para estabilizar o processo quando necessário, providenciando o que for preciso para que a própria mudança seja aceita e possa haver continuidade nos novos comportamentos adquiridos. Isto também envolve a sua capacidade de recompensa caso contrario ninguém ira se mover se não tiver alguma vantagem sobre isso.
O primeiro passo na gestão de uma mudança é criar um senso de urgência, obviamente depois que a necessidade da mudança já foi detectada e uma estratégia ter sido traçada para colocar em prática. Deve existir uma soma de forças e vontades para iniciar o processo de mudança, é preciso criar uma visão