Engenharia do produto
José Sombreiro da Silva Neto
Fabio Bruno
Thiago Trindade
Danilo
Etiene Chucre
RESUMO
O objetivo deste artigo é tratar do Processo de Desenvolvimento de Produtos; fala sobre o planejamento antes de lançar um novo produto, medidas e estratégias devem ser tomadas consultado o mercado que vai ser atendido. Com o crescente aumento da competitividade a redução nos custos e no tempo de ciclo de desenvolvimento, sem prejuízo à funcionalidade e à qualidade do produto, e adaptado a um modelo de cobertura por toda cadeia de suprimentos.
Palavra chave: diferenciação dos produtos, competitividade e estratégia.
Introdução
A forte concorrência globalizada torna a diferenciação do produto um dos fatores chave do sucesso das empresas. Diversas estratégias podem ser implementadas, nomeadamente através do preço final do produto, da qualidade percepcionada e da inovação introduzida.
Para inovar é necessário dominar criativamente diversas competências no âmbito da engenharia e da tecnologia e possuir uma eficaz percepção das necessidades e requisitos do mercado.
Para inovar com sucesso financeiro é necessário realizar todo o processo com uma ligeireza superior à concorrência, diminuindo o tempo para mercado. Só assim é possível colmatar os elevados custos intervenientes no desenvolvimento das competências fulcrais à engenharia do produto.
O produto mais competitivo já não é o melhor e o mais barato, mas frequentemente é aquele que atinge o mercado mais rapidamente.
O ciclo de vida de um produto descreve a evolução desse produto medida através do seu volume de vendas ao longo do tempo.
As quatro fases do ciclo e vida são o lançamento, o crescimento, a maturidade e o declínio. Ciclo de vida estendido do produto, desde a fase de pré-mercado, isto é, de concepção, desenvolvimento e industrialização, até à fase de mercado. Antes de atingir o