Engenharia do Produto
PERCEPÇÃO HUMANA DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO PRODUTO
A competitividade no mercado atual entre produtos semelhantes é muito grande, onde pequenos fatores fazem a diferença na hora da compra ou da continuação do uso. Os fabricantes têm que reconhecer os aspectos que seus consumidores vêem como primordiais e adequar a seus produtos, não deixando de focar na qualidade.
As empresas podem usar os limites da capacidade de percepção do consumidor como ferramenta estratégica, investindo nos fatores percebidos com maior facilidade, permitindo assim o estabelecimento dos requisitos mínimos de um produto.
Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam no ato da compra do produto. Segundo Pasquale, “A percepção é a maneira como o consumidor vê o produto de uma empresa, como ele o considera perante os produtos de concorrentes.”.
]O estado psicológico do indivíduo é um fator determinante na percepção, sendo decisivos na captação dos estímulos. O que é importante para um indivíduo pode não ser para outro. Outro fator que influencia a percepção é a atenção, quanto maior a atenção maior a capacidade de percepção simultânea, ainda que não seja possível captar todos os estímulos ao mesmo tempo.
Engenharia reversa
A engenharia reversa tem como objetivo levantar toda a tecnologia inserida no projeto e na fabricação de um produto concorrente.
É usada principalmente para a implementação de melhorias e/ou novas características em produtos, sendo possível obter também a redução dos custos.
Referências:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2012_TN_STO_161_941_20061.pdf
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS ARTIGOS DA ÁREA DE GESTÃO DO PRODUTO PUBLICADOS NOS ENEGEPS DE 2008 A 2011
Durante muitos anos o Brasil foi caracterizado como sendo um país exportador de toneladas de matérias-primas e importador de gramas de produtos acabados.
Abordagem da Engenharia do Produto
Os