MODELOS DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Termômetro da saúde
Vários fatores são responsáveis pela baixa quantidade de eliminações. O intestino é considerado um termômetro da saúde. Se o órgão está funcionando normalmente pode ser um bom sinal. Se há poucas evacuações e ocorre uma sensação desagradável de inchamento, o melhor que se tem a fazer é mudar os hábitos alimentares.
O intestino movimenta-se fazendo com que o bolo fecal seja expelido para fora do corpo, porém, a frequência desses movimentos depende do conteúdo que foi ingerido ou está impregnado no intestino, como líquidos, e restos alimentares. As mulheres ainda são alvo mais constantes da prisão de ventre, embora ainda não existam comprovações sobre os motivos em atingir o gênero.
Tipos e causas da constipação intestinal
Existem dois tipos de constipação: a crônica e a aguda. A crônica é aquela que se perdura por mais tempo, enquanto a aguda é a existente a pouco tempo. A baixa ingestão de líquidos provoca uma constipação crônica, que demora mais tempo para ser tratada. O líquido hidrata o bolo fecal e implica uma eliminação mais fácil e rápida, se a ingestão é insuficiente, a eliminação será um processo mais complexo. A ausência de água pode causar um ressecamento no intestino.
A ingestão de fibras solúveis também é um fator importante, as fibras em geral não são digeridas, mas são acrescentadas ao bolo fecal, as solúveis formam um gel no intestino e facilitam a eliminação. Osedentarismo também contribui como agravamento do problema. Doenças metabólicas, esclerose múltipla, doenças cardíacas e até depressão são fatores que também podem ser causas da constipação, por modificarem o ritmo de movimentação do intestino.
Tratamentos
Pessoas reféns desse problema recorrem a