O papel do líder na gestão de pessoas
Autores:
INTRODUÇÃO
A Gestão de Pessoas é o processo de busca constante das organizações que visam cada vez mais a satisfação de seus funcionários para que, motivados, executem suas tarefas com eficiência e eficácia.
As pessoas passam boa parte do tempo trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar o sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e esforços das pessoas que dele dependem para subsistência e sucesso pessoal.
Gerenciar pessoas ou a Gestão de Pessoas é a preocupação de muitas organizações para que seus objetivos sejam atingidos, de preferência com a participação de um grupo eficaz e motivado liderado por um gestor.
Segundo Chiavenato (1994) liderança é uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos.
OBJETIVOS
• Definir a Gestão de Pessoas e suas características fundamentais;
• Descrever o contexto no qual funciona a Gestão de Pessoas;
• Compreender os processos da Gestão de Pessoas;
• Definir liderança e suas características;
• Mostrar os tipos de liderança.
DISCUSSÃO Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. Acreditava-se que os objetivos – como lucro, produtividade, maximização da aplicação de recursos físicos e financeiros, redução de custos – eram incompatíveis com os objetivos das pessoas – como melhores salários e benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho, desenvolvimento e progresso pessoal. A solução empregada era do tipo ganhar-perder: se uma parte leva tudo, a outra fica sem nada. Com o tempo descobriu-se que se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que estas também atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes