153118010264
3119 palavras
13 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABAMARIA DAS DORES LIMA PEREIRA DE AVILÊZ
ESTUDOS INDEPENDENTES
RAUL SOARES- MG
2013
Resumo do livro:
Professora sim, tia não
Cartas a quem ousa ensinar
De acordo com Paulo Freire, quando o aluno chama o professor ou professora de tia ou tio há uma desvalorização do profissional que deve ser tratado como professor e não como tio. Sua análise parte da visão educacional, pois pra ele ensinar é uma tarefa que envolve trabalho e especificidade no seu cumprimento.Com suas afirmações ele não teve a intenção de desvalorizar a professora mas sim valorizar a professora. A tentativa de reduzir a professora à condição de tia é uma inocente armadilha ideológica em que, tentando-se dar a ilusão de adocicar a vida da professora, o que se tenta é amaciar a sua capacidade de luta, entretê-la no exercício de tarefas fundamentais (p.25). Refletindo a respeito, compreende-se que o termo “tias” carrega uma ideologia de boas moças, que não brigam, não fazem greve. Freire chama atenção para o fato de que as professoras são também aprendizes, porque enquanto ensina, ela também aprende
Pra ele o professor e o aluno aprende dentro do seu limite e para que isso tenha que haver interação para que ambos possam ter aprendizado.
De acordo com ele o aprendizado não pode ser mecânico, como por exemplo, o ato de escrever que deve ser uma ação feita com prazer.
Ele ainda acha que a leitura também não pode ser um ato mecânico, pois através da leitura que podemos adquirir novos conhecimentos e assim poder fazer uma reflexão crítica do mundo.
O autor finaliza sua reflexão de acordo com a avaliação da pratica da professora, não como forma de punir e sim aprimorar a prática pedagógica, sendo essa tendo que ser avaliada sempre.
RESUMO DO LIVRO:
O QUE É RELIGIÃO?
Em seu livro “O que é religião?”, o autor Rubem Alves se propõe a fazer essa pergunta a sociólogos, psicólogos e