Ética profissional
Algumas pessoas definem a ética profissional como um conjunto de normas de conduta que são postas em prática no exercício de qualquer profissão. Porém nem sempre essa conduta é respeitada.
Quando se fala de ética profissional refere-se ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.
O que é ético para uns, pode não ser para outros. Embora a lei tenha como base princípios éticos, eles não devem ser confundidos, pois nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas.
Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Uma pessoa ética é justa e segue princípios moralmente corretos. A ética é a reflexão critica da conduta humana, tem como objetivo elaborar princípios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta, assim como refletir sobre as regras morais estabelecidas pelos homens.
Portanto, é uma parte da filosofia que busca refletir sobre o comportamento humano sob o ponto de vista das noções de bem e de mal, de justo e injusto.
A Filosofia nos faz compreender melhor a Ética, e pode contribuir para uma discussão mais aprofundada das decisões das empresas melhorando o raciocínio desenvolvido por esses profissionais.
“Quem estuda filosofia está atento a descobrir as lacunas do pensamento e encontrar respostas”, diz o filósofo e escritor Paulo Ghirardelli Jr. Segundo ele, o filósofo autêntico é um bom administrador, bom negociador e bom homem prático porque, ao lidar com problemas do dia a dia, sabe lidar com a vida cotidiana. “Caso não saiba, não é filósofo”, atesta. E pondera: “Caso saiba demais, também não é”. É por essa condição que o autor acredita que muitos profissionais, ao descobrirem o saber filosófico, podem tirar da