Ética e Ética Profissional
Nome: Claudia Pacheco Justo Turma: 33
ÉTICA
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores. Assim, a priori, podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontade.
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
FONTES:
http://www.brasilescola.com/sociologia/o-que-etica.htm http://www.significados.com.br/etica/ ÉTICA PROFISSIONAL
Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um fator determinante na carreira de um profissional. O nosso padrão de comportamento reflete quem somos e o tipo de organização de que fazemos parte.
A ética profissional é o conjunto de práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão. É através dela que se dão as relações interpessoais no trabalho, visando, especialmente, o respeito e o bem-estar no ambiente profissional.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso, aplicáveis a qualquer atividade profissional.
Os elementos mais importantes da ética profissional são muito semelhantes aos da