ètica profissional
• MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. Livro Primeiro. v. I. p. 202.
• CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 31.
• MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural .Edições, 1984., p. 69
• CÓDIGO DE ÉTICA RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 253, DE 30 DE MARÇO DE 2001 .
• Cf. RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo . São Paulo: Paulus, 1999. p. 159.
• NASH, Laura L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 2001. p.6.
• TOFFLER, Barbara Ley. Ética no trabalho . São Paulo: Makron Books, 1993. p. 1322
Delimitação/Contextualização:
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos.
Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, Psicólogos, Biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética.
Ao iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo, consideramos importante, como ponto de partida, estudar o conceito de ética, estabelecendo seu campo de aplicação, para posteriormente fazer uma pequena abordagem das doutrinas éticas que consideramos mais importantes para o nosso trabalho.
Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
A ética é ainda indispensável ao