Bibliometria das Últimas Publicações sobre Transparência em Sistemas de Informações do Setor Público Brasileiro
Informações do Setor Público Brasileiro
Resumo
Apesar das evoluções ocorridas nas últimas décadas referente as pesquisas qualitativas nas ciências sociais aplicadas, seus modelos e métodos ainda estão em corrente processo de evolução. Nas pesquisas da área pública não é diferente. O desenvolvimento de pesquisas qualitativas tem tomado amplo espaço, principalmente quando se trata de assuntos voltados a transparência pública. Este artigo teve como objetivo desenvolver um levantamento bibliométrico dos artigos ligados à transparência no âmbito da administração pública.
Correlacionando os mesmos com os princípios da metodologia qualitativa, seus vieses, paradigmas, tradições metodológicas, método de coleta, análise de dados e validação das pesquisas, visando assim, classificar as técnicas mais utilizadas da metodologia qualitativa.
Os resultados obtidos, concluíram que, a maior parte dos artigos analisados, possuíam o estudo de caso como tradição metodológica característica, o construtivismo como paradigma predominante, a união de duas ou três técnicas de coleta e validação, e uma única técnica qualitativa de análise de dados. Por fim, influi uma visão crítica da possibilidade da utilização de outras técnicas para desenvolvimento de trabalhos correlatos.
Palavras-chave: Transparência; Sistemas públicos; Metodologia qualitativa.
1 INTRODUÇÃO
A metodologia de pesquisa qualitativa tem demonstrado ao longo de sua história uma reflexiva aplicabilidade em várias áreas do conhecimento, desde a sociologia, mais observadas nas décadas de 20 e 30, infiltrando-se pelas ciências comportamentais, políticas, na medicina até as ciências sociais, e diretamente na administração (DENZIN; LINCON,
2006). Atualmente, a metodologia qualitativa possui identidade própria, tornando-se uma proposta de pesquisa consolidada e respeitada nos mais diferentes contextos (FLICK, 2009).
Essa consolidação