Etica profissional
Fernanda Westphal
03/05/2013
RESUMO
O presente estudo, retrata sobre a Ética Profissional, principalmente quando exercida por profissional na área jurídica. Assim, o estudo propõe duas abordagens: a teórica, envolvendo a pesquisa em livros e artigos, e a prática, aplicando um questionário com uma profissional na área jurídica, possibilitando uma análise comparativa entre a relação ética em materiais bibliográficos e a prática de quem deve realizar no seu dia-a-dia profissional. percebe-se que a advocacia, assim como qualquer outra carreira, é delineada por questões éticas a serem seguidas, mas que podem ter a conduta da profissão maculadas por maus profissionais, sendo que a falta de ética de alguns será prevalecida na profissão jurídica que tem que ser exemplar e exigir do próprio profissional a conduta cotidiana da ética sobre suas ações, sob seu dia-a-dia. Tanto que foi abordada a questão da ética do profissional da advocacia e o status que a ética deve ser parte integrada ao exercício da profissão, evidenciando a opinião de uma profissional que atua nessa área e que entende as virtudes e a obrigação de ser ética constantemente, seja na vida social como na profissional.
Palavras-chave: Ética Profissional. Conduta. Obrigação.
INTRODUÇÃO
A conduta da humanidade é delegada, desde que começou-se a compreender o que é certo ou errado e a exigir a cobrança por atos fidedignos e condenar os atos que vão contra o que a sociedade prega em ser ético.
Há uma complexidade em explicar sobre a ética, mas intuitivamente, sabe-se que é o comportamento correto que se adota, seja nas relações pessoais ou profissionais, evitando o uso de métodos que, de forma desonesta, tenha-se vantagem sobre alguém ou um grupo de pessoas. De certa forma, é ser honesto nas condutas diárias, evitando comprometer os limites dos princípios morais e éticos que a sociedade a que pertence prega.
Deve-se salientar que, conforme a cultura de determinada sociedade, os conceitos