Resenha boniteza de um sonho
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
João Batista Milanêz de Paula
Paula Verdan Veríssimo
RESENHA: BONITEZA DE UM SONHO DE MOACIR GADOTTI
Belo Horizonte – MG
Junho 2013
João Batista Milanêz de Paula
Paula Verdan Veríssimo
RESENHA: BONITEZA DE UM SONHO DE MOACIR GADOTTI
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Científico do 1º período do curso de Pedagogia da PUC Minas.
Orientador: Sérgio de Freitas
Belo Horizonte – MG
Junho 2013
Resenha: Boniteza de um sonho
O livro Boniteza de um sonho de Moacir Gadotti (Novo Hamburgo: Ed. Feevale. 2003, 80 p.) traz à tona reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação no Brasil, alertando os educadores de forma a não se perderem e nem deixarem de lado o prazer de ser professor. Gadotti propõe em sua obra “o tratado de sonhos e sentidos na perpetuação da boniteza de ensinar e aprender” e a mensagem de amor e esperança no sentido de ser professor.
Por que ser professor, primeiro capitulo do livro traz a beleza da profissão aspirada por Paulo Freire e também a realidade da desvalorização desse profissional no Brasil e os baixos salários. Gadotti aborda o desafio encontrado nos dias de hoje pelos educadores, como a introdução e a velocidade da informação digital fazendo com que o professor seja um intermediário, um mediador do conhecimento e que sempre será necessário na formação de um ser crítico, culto e reflexivo. O desenvolvimento e a atualização continuada dos profissionais da educação também é um importante aspecto abordado no livro de Moacir Gadotti, que considera a necessidade de uma educação continuada essencial para a aprimoração, evitando a estagnação e desatualização dos professores.
No capitulo dois fala-se sobre a identidade e sentido no ser professor e sobre a transformação e crise em que a profissão passa neste mundo globalizado. Mostra que o profissional da educação não deve se