Resenha A boniteza de um sonho
Moacir Gadotti nasceu na cidade de Rodeio – SC, no dia 21 de Outubro do ano de 1941. Desde 1991 é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e atualmente é diretor do Instituto Paulo Freire.
É licenciado em Pedagogia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra na Suíça e livre docente pela Universidade Estadual de Campinas. Integrou a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, fundação de apoio partidária instituída pelo Partido dos Trabalhadores em 1981.
Possui várias publicações voltadas para a área de educação entre elas: Educação e poder. (Cortez, 1988), Paulo Freire: Uma bibliografia (Cortez, 1996), Pedagogia da Terra (Petrópolis, 2000) e Educar para um Outro Mundo Possível (Publisher Brasil, 2007).
Dentre suas obras também estão incluídas: Pedagogia: diálogo e conflito. (Cortez, 1985), Educação e compromisso. (Papirus, 1985), Marx: Transformar o Mundo. (FTD, 1989), Histórias das Idéias Pedagógicas (Ática, 1993), Pedagogia da Práxis (Cortez, 1995), Perspectivas Atuais da Educação (Artmed, 2000), Os Mestres de Rousseau (Cortez, 2004) e também Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido (WTC Editora, 2007), livro sobre o qual falarei. Boniteza de um sonho
O livro fala sobre a questão de ser professor nos dias atuais. De como os alunos do curso de Pedagogia tê se formado e se voltado para outras áreas em que a Pedagogia pode atuar. Muitos não fazem a graduação para ingressar em uma sala de aula.
O Brasil é um país que desvaloriza os professores, com seus baixos salários e condições precárias de muitas escolas. Conclui-se isso com uma frase citada no livro: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”.
A profissão de professor perdeu o sentido, e é necessário explicar o que o professor deve fazer, e como deve exercer a profissão. A tarefa de ensinar se tornou mais difícil, pois