Formação do povo brasileiro
Amanda Chousa*
Marcelle Menezes**
Nathálya de Andrade***
Rita Veloso****
Turma 1301
Resumo:
Este trabalho analisa o histórico de formação do povo brasileiro, levando em consideração suas diferentes etnias, como índios, africanos, portugueses e imigrantes não portugueses. As influências filosóficas aqui apresentadas baseiam-se nos diferentes grupos deste processo.
Palavras-chave: Povo brasileiro. Influências filosóficas
1- Histórico de formação
Ao falar da formação histórica do povo brasileiro, devemos considerar o encontro de várias etnias, como índios, africanos e imigrantes, e, consequentemente, a diversidade de cores, costumes e tradições que esta miscigenação ocasionou.
"[...]Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da maldade destilada e instilada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria."(RIBEIRO, Darcy – O povo brasileiro, 1995, p. 120)
2- Índios
Antes da chegada dos colonizadores, vários povos já habitavam o Brasil. Os nativos se espalhavam pelo território e eram marcados pela pluralidade de línguas, costumes e crenças. Os povos nativos eram compostos por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.
I. Influências filosóficas
A principal influência filosófica indígena que foi disseminada pelo vasto território brasileiro foi a crença. As crenças indígenas deram origem ao