A formação do povo brasileiro
Geografia
Isadora Luiza Castilho Fagundes – 7 B
Uberlândia- 21/04/2013
– Desenvolvimento
A população brasileira é formada por vários povos: os indígenas, africanos e imigrantes europeus (portugueses, italianos, espanhóis, árabes, japoneses e alemães).
Os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, as principais tribos indígenas eram os: Karajás, Bororos, Kaigang, Yanomanis e os tupis-guaranis. Os tupis-guaranis foi a primeira tribo que teve contato com os primeiros colonizadores. Os usos e os costumes dos índios variavam de acordo com as tribos e também eram totalmente diferente dos costumes dos europeus. E depois da colonização dos portugueses os índios começaram a ser escravizados.
O branco foi importante na história do Brasil, principalmente o português. A mais evidente herança do português para o Brasil foi a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do Brasil. Quando os portugueses vieram para o Brasil eles trouxeram a religião católica, crença da maioria da população de Portugal naquela época, trazendo a religião católica para o Brasil, fez que o nosso calendários e as nossas culturas fossem mais para o lado “católico”. De maneira geral, os portugueses tem grande influência na nossa cultura.
“Os italianos, alemães, suíços, portugueses, espanhóis, poloneses, ucranianos, holandeses, sírios, libaneses, japoneses, eslavos e tantos mais não só contribuíram para a exploração de novas terras, como cumpriram as primeiras jornadas de trabalho em ambiente fabril e também se relacionaram com os habitantes do Brasil, dando origem a outras misturas de raças.”
Os africanos chegaram ao Brasil junto com os portugueses, eles eram escravizados e viam da África. “Os africanos contribuíram