RESENHA DO LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
KELLY DOS SANTOS TAVARES
RESENHA DO LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
FORTALEZA 2014
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 21ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 168 p. (Coleção Leitura).
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
A obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, pode ser considerada como um guia educacional, para profissionais que trabalham voltados para a educação. Contendo muitas informações, facilitando a compreensão sobre diversas questões voltadas ao meio educacional, como também é um grande aliado para as praticas pedagógicas do dia-a-dia.
No livro são tratadas todas ideias discutidas pelo autor em obras anteriores, ele inicia o livro esclarecendo os principais motivos que considera para analisar a prática pedagógica do educador com relação ao desenvolvimento da autonomia de ser e de saber do educando com que trabalha. Desenvolve a obra através tópicos que mostram as exigências das práticas de ensino
No primeiro capítulo o autor aborda a importância do professor respeitar os conhecimentos que o aluno trás para a escola, procurando desenvolvê-los