Resenha do livro introdução a economia
Capítulo I - Dos Preços ao Valor
1. Introdução * Esse estudo se refere a “economias de mercado”, ou seja, economias em que a maior parte da produção é dividida em unidades especializadas que vendem o que produzem sob forma de mercadorias. * Mercadoria é um produto que não se destina ao consumo do próprio produtor, mas à venda. * Numa “economia de mercado” cada unidade tem liberdade para decidir o que vai produzir, quanto vai produzir e quanto vai cobrar por cada bem ou serviço. Assim como os consumidores têm liberdade para decidir quanto vai comprar de cada mercadoria.
2. Leis de Mercado * Numa “economia de mercado” o vendedor fixa o preço. * Em cada ramo de produção existe um grande número de vendedores. O monopólio existe, excepcionalmente, quando o caráter técnico do produto não admite concorrência (Monopólio Natural). Exemplo: Sistema Telefônico, Energia Elétrica, Sistema de Transporte, etc. * No oligopólio existem poucos vendedores, porém mais de um, o que caracterizaria o monopólio. Chamamos de Concorrência quando o número de vendedores é bastante extenso, essa última favorece os consumidores, pois adquirem um produto de mais qualidade por baixo preço.
3. Tipos de Mercadorias * Existem 2 tipos de mercadorias. * A elástica aos preços, nas que a produção pode ser aumentada na medida do aumento do consumo. Constituídas em geral por produtos industriais e serviços. Exemplo: automóveis, hotéis, restaurantes, etc. * E as inelásticas, sua produção dificilmente é alterada. Constituídas basicamente por produtos agrícolas, essas mercadorias sofrem limitações externas para sua produção, como clima, tempo, disponibilidade dela na natureza, tecnologia, etc. Exemplo: soja, petróleo, etc.
4. Os Preços dos Produtos Elásticos * Formam-se basicamente pelo custo de produção acrescido da margem de lucro, o Mark-up, que corresponde entre 5% e 10% do custo de produção.
5. Os