resenha do livro introdução a economia
A economia de mercado anterior ao capitalismo
A vida das pessoas dependia apenas parcialmente da economia de mercado,seu consumo básico estava ligado a economia doméstica,pois geralmente as pessoas produziam seus alimentos,roupas e assim garantiam suas necessidades de subsistência.
O regime mais comum de economia de mercado eram as corporações de ofício,que reuniam produtores de uma mesma região ou cidade afim de acabar com a concorrência. Para criar um preço justo,as corporações limitavam a oferta dos artigos,impedindo que o excesso de oferta o alvitasse.
As corporações também proibiam as inovações técnicas e a criação de novos produtos,para impedir que isto favorece-se um mestre em detrimento dos demais
O capitalismo manufatureiro
Surgiu no século XVI como fruto da formação do mercado mundial,resultante das Grandes Navegações. O capital,que até então se limitava a circulação de mercadorias e valores,penetra na produção tornando-se manufatureiro.Na Europa grandes mercados são formados e empresários empregam grandes números de artesão para abastecer esses mercados,que destroem as barreiras que separavam os mercados locais e regionais.Entre o século XVI E XVIII em que o capitalismo se desenvolve,há um conflito entre as corporações e o capital manufatureiro.Deste conflito nascem as nações modernas,que são simbolizadas pela moeda nacional e o sistema único de pesos e medidas.
As grandes metrópoles como Grã-Bretanha e França favorecem o capital manufatureiro em sua colônias.
O avanço do capitalismo foi lento e desigual e muito dependente de apoio político.
No século XVIII o maior desenvolvimento do capitalismo manufatureiro na Grã-Bretanha cria condições favoráveis a Revolução Industrial.
O capitalismo industrial
Na revolução industrial são criadas maquinas capazes de realizar tarefas que antes requeriam a mão do homem,que superam a produção do homem e reduzem preços e gastos.
O capitalismo industrial difere do