RESENHA CR TICA
QUEIROZ, Francisco Alves de. Resenha Crítica. Feira de Santana-BA.
Instituto de Educação Social, 2015.
RESENHA CRÍTICA
Há diversas formas de se construir uma resenha crítica, em síntese o objetivo é apresentar de maneira resumida o conteúdo de uma obra, (livros, textos, filmes, apresentações teatrais, exposições), sua estrutura, partes, como foi feito e seus resultados, tecendo análises críticas sobre cada etapa. As críticas podem ser feitas à medida que se vai expondo cada etapa ou primeiro apresenta-se a obra de maneira resumida e depois realiza o posicionamento do resenhista, fica a gosto do aluno, eu prefiro apresentar a obra e depois criticar.
Eu deixo algumas recomendações saudáveis para a construção de uma boa resenha: primeiro o aluno deve fazer uma leitura sem compromisso do texto, verificar os conceitos e objetivos do texto, conhecer o autor, sua formação e atentar para o período que foi escrito a obra; segundo, aprender os conceitos tratados pelo autor e se possível fazer um paralelo com as definições clássicas destes conceitos; terceiro verificar os métodos e as provas cientificas utilizado pelo autor para construir o trabalho; quarto, verificar se o autor é claro quanto às especificações dos objetivos do trabalho e se dá resposta a esses objetivos; quinto e por fim, verificar a importância da obra para a vida prática e acadêmica.
Veja agora um rápido esquema de resenha que deve ser seguida nas nossas disciplinas. a) Ao topo da página o aluno coloca a referência bibliográfica do material a ser resenhado usando as normas da NBR 6023,
b) Dá três espaços e coloca o título “RESENHA” referenciado em nota de rodapé o objetivo do trabalho, exemplo: Trabalho solicitado pelo Professor Dr.
Zé Dias, Disciplina Economia da Faculdade Capim Grosso.
c) Dá um espaço em seguida e coloca a palavra “por” mais um espaço e o nome aluno seguido de referencia de nota de rodapé apresentando-o.
d) Dá três Espaço e apresenta o autor: atuação, formação, locais de trabalho e