Resenha do Livro Aprenda Ser Otimista
I. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR
II. RESUMO DA OBRA (POR CAPÍTULOS)
III. CONCLUSÃO DO RESENHISTA
IV. CRITICA DO RESENHISTA
V. CONSIDERAÇÕES FINAIS
I CREDENCIAIS DOS AUTORES Martin Seligman é dono de um currículo privilegiado com mais de trinta anos. Como pesquisador e professor de uma das maiores instituições acadêmicas americanas, seu trabalho tem, tanto no tempo como na casuística, uma relevância que dificilmente encontra paralelo.
Autor de diversos best-sellers sobre motivação e formação da personalidade, publicados em mais de 16 idiomas. Ao longo da sua extensa carreira, foi laureado com inúmeros prêmios. Foi o criador da Psicologia Positiva, um ramo da Psicologia que tem como objetivo enfatizar os aspectos positivos da personalidade. Durante 14 anos foi diretor do programa de formação clínica no departamento de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e foi também presidente da American Psychological. Association. Presentemente, é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia. Outras obras:
SELIGMAN, Martin. A vida que floresce – Um novo conceito da Felicidade e do bem estar. ed. Estrela Polar, 2012. 328 p. SELIGMAN, Martin. O que pode mudar – Um guia completo para o Auto aperfeiçoamento. – Coleção desenvolvimento pessoal - ed. Pergaminho, 2007. 400 p. SELIGMAN, Martin. Felicidade autêntica – Os princípios da psicologia positiva. ed. Pergaminho, 2008. 392 p.
II RESUMO DA OBRA O livro é constituído de quinze capítulos, sob a responsabilidade do autor Seligman Martin, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o método científico, em abordagens que se complementam. Nos capítulos que seguem o autor discute alguns temas como depressão, otimismo, pessimismo, estilo explicativo do adulto, da criança, da política, origem do otimismo entre outros assuntos que serão mencionados nos parágrafos a baixo.
O capitulo inicial fala sobre a descoberta de Seligman