segurança
I. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR Seligman, Martin E. P., 1942. S467a Aprenda a ser otimista / Martin E. P. Seligman; 2 ed. tradução de Alberto Lopes. - r cd. - Rio de Janeiro: Nova Era. 2005. 208p.
II. CREDENCIAIS DO AUTOR Martin E. P. Seligman é professor de Psicologia na University of Pennsylvania. Aprenda a ser otimista, entre outros. Seu trabalho em Psicologia Positiva teve apoio do National Institute of Mental Health, National Science Foundation, Templeton Foundation, Robert Wood Johnson Foundation, Atlantic Philanthropies e MacArthur Foundation. Seligman mora perto da Filadélfia com sua família.
III. RESUMO DA OBRA O livro se divide em três partes, sendo elas a primeira parte A procura, na segunda parte o autor fala sobe Os Remos da vida e por fim Mudando: Do Pessimismo para o Otimismo, as questões abordadas são de responsabilidade do autor de acordo com sua fundamentação teorica. No capitulo inicial é apresentada uma situação de um casal com sua filha na qual a mãe possui uma visão otimista guiada por comporvações teoricas dos fatos, já o pai age pelo senso-comum, de modo que a divergência não só pelo fato da busca que cada um possui de entender por que a filha "não ouve" nos primeiros meses de vida, mas do otimismo da mãe em saber que isto se dá como algo normal pela faixetaria de idade que apresenta já que nacerá a poucos dias, e o pessimismo do pai, por notar que a filha não reage aos estimulos do meio, acreditando que a mesma seja surda, onde mesmo após ouvir de um médico, só passa a se tranquilizar quando obtem os primeiros reflexos da filha. As duas maneiras de interpretar as causas da infelicidade têm conseqüências distintas, onde centenas de estudos demonstram que os pessimistas desistem com mais facilidade e ficam deprimidos com mais freqüência, já os otimistas saem-se melhor no colégio e na universidade, no trabalho e nas competições esportivas, comporvado