Emilio ou da educação
EMILIO OU DA EDUCAÇÃO
Curitiba
2012
CLEUZENI GOMES
EMILIO OU DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado como pesquisa e resenha sobre o livro Emilio ou da educação, de Jean-Jacques Rousseau, à disciplina de filosofia da educação.
Professor Gelson Tesser.
.
Curitiba
2012 * 1
O AUTOR
Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712 e morreu em Ermenonville, 2 de Julho de 1778. Dotado de muita inteligência e imaginação, foi ele um dos maiores escritores e filósofos do seu tempo. Em suas obras, defende a ideia da volta à natureza, a excelência natural do homem, a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade. Ao lado de Diderot, D’Alembert e tantos outros nomes insignes que elevaram, naquela época, o pensamento científico e literário da França, foi Rousseau um dos mais preciosos colaboradores do movimento enciclopedista. Das suas numerosas obras, podem citar-se: Júlia ou A Nova Heloísa, cheio de grande sentimentalidade e amor à natureza; O Contrato Social, em que a vida social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante condiciona sua liberdade ao bem da comunidade, Emílio ou Da Educação, partindo do princípio de que “o homem é naturalmente bom” e má a educação dada pela sociedade, preconiza “uma educação negativa como a melhor, ou antes, como a única boa”.
* 2
A OBRA
Conhecimento
A categoria axiológica é uma expressão utilizada para designar o termo que expressa o valor do qual se serve determinado autor tanto para a construção quanto para a aplicação da sua reflexão filosófica destinada a determinado tipo de questão. Assim, sempre que se mencionar tal expressão, remeter-se-á a um elemento qualquer do conjunto terminológico do qual