Trabalho de cabeamento estruturado
O sistema de cabeamento estruturado foi desenvolvido para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo, dados ou telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente.
O sistema de cabeamento estruturado permite que mudanças na infraestrutura como manutenções e implementações sejam efetuadas de maneiras rápida, segura, eficiente e controlada.
O cabeamento estruturado exige que seja seguido um padrão de identificação elaborado para administrar e documentar qualquer mudança de ocupação de um difício comercial. O objetivo da padronização é evitar erros ou dúvidas relativas aos cabos, tomadas e posição dos usuários.
O sistema de cabeamento estruturado é instalado por baixo de pisos, canaletas, dutos, dentre outros. A vida útil deste sistema, se bem construído, é de no mínimo 10 anos.
O cabeamento estruturado permite a ligação de uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (Structure Cabling System) utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como midias padrão para transmissão de dados. * 1 - Entrada do Edifício * 2 - Sala de Equipamentos * 3 - Cabeação Backbone * 4 - Armário de Telecomunicações * 5 - Cabeação Horizontal * 6 - Área de Trabalho * 7 - Norma 606 "Administração do Sistema"
No total, o sistema de cabeamento estruturado é composto por 6 subsistemas, cada um com suas próprias especificações de instalação, desempenho e teste.
FONTES: http://www.seestel.com.br/cabeamento-estruturado/o-que-e-cabeamento-estruturado/ acessado dia 20/08/2012 ás 20:40 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabeamento_estruturado acessado dia 20/08/2012 ás