Resenha do filme "O que você faria?"
475 palavras
2 páginas
No filme ”O que você faria?”, proposto pela professora Maria Antonieta, da disciplina de Gestão de Pessoas, pode-se verificar como as disputas por uma vaga de emprego podem, muitas vezes, fazer com que tenhamos atitudes antiéticas. Na trama, sete candidatos disputam uma vaga em uma empresa. Rapidamente, os aspirantes a vaga são informados que irão ser submetidos a uma seleção especial, chamada Método de Gronhom. Sendo assim, o grupo é deixado em uma sala, onde vários testes são promovidos com o intuito de analisar a interação entre tais candidatos. A princípio, todos eles acreditam que será uma tarefa fácil, que podem facilmente controlar suas emoções e seu comportamento. Porém, o fato de saber que existe um “espião” entre eles gera uma tensão insuportável. Alia-se a isso, a mudança na configuração do próprio processo seletivo colocado pelas empresas, estas buscam cada vez mais candidatos competitivos, com capacidade de liderança, capazes até mesmo de colocar seus valores em seu segundo plano, para conseguir um bom resultado no mercado de trabalho.
Os sete candidatos são levados a uma sala e deixados sozinhos para verificar o nível de interação entre eles, recebendo orientação apenas de um computador. São expostos a vários tipos de situações que elevam suas tensões, eles próprios devem atacar uns aos outros para ir eliminando seus concorrentes, e ainda são observados a todo o momento. Ao mesmo tempo em que é proposto um trabalho em equipe (fundamental e indispensável nos dias de hoje), eles têm que trabalhar sozinhos, uns contra os outros, para ir desclassificando os demais candidatos. Há uma decisão de eliminação horizontal.
O filme em si, mostra do que o ser humano seria capaz para conseguir um bom emprego no mundo globalizado. Considerando que vivemos em mundo capitalista globalizado, esse tipo de comportamento visto no filme, pode ser até mesmo compreensível, uma vez que no atual modelo econômico pessoas que agem da forma esperada pela empresa são de grande