Resenha filme o que voce faria
Autor: Marcelo Piñeyro
Elenco: Eduardo Noriega e Najwa Nimri
O filme "O que Você Faria?" inicia com a secretária um pouco estranha levando os 7 (sete) candidatos concorrentes a uma vaga para uma sala.
São aplicados vários tipos de atividades em grupo através do método Gronholm. Estas atividades são aplicadas rapidamente de forma que cria situações cada vez mais intensas, deixando os candidatos abalados psicologicamente. São aplicados vários procedimentos inclusivos fórmulas que joga um candidato contra o outro. Os candidatos se defendem atacando uns aos outros. Em cada período, um perdedor é eliminado e considerado vencedor será aquele que resiste a todos os ataques até o fim. A cada eliminação o vencedor será submetido a novas provas com o próximo candidato. É uma verdadeira guerra de perguntas, respostas e preconceitos, onde o sobrevivente não só o mais forte, mas o que suporta a pressão reagindo de maneira não ética, é o com mais habilidade, mentiroso e o mais dissimulado.
A situação imposta desfavoráveis aos candidatos gera um ambiente de competição provocador com descontrole emocional.
O filme em si, mostra o que o ser humano faria para conseguir um bom emprego no mundo globalizado. Sem escrúpulo, sem ética e atropelando qualquer um para atingir os seus objetivos.
No entanto as exigências escritas no contexto levantam uma questão fundamental na rotina das organizações no mundo, onde hoje a competição corre o risco da perda de valores humanos, tais como: a idoneidade, o caráter, a ética, a veracidade e como algumas empresas preparem métodos duvidosos nos processos seletivos.
E de que forma os candidatos – que se encontram, na maior parte das vezes, em situações de grande fragilidade – podem ser amparados ou protegidos quando são submetidos a determinados testes, que agridem a sua dignidade e a sua auto-estima.
Na disciplina “INTRODUCAO A GESTAO DE RECURSOS HUMANOS”, foi mostrado a importância de ações focadas na Gestão de