Resenha do filme segredos do coração
Alessandro Junio de Oliveira Cunha
RESENHA DO FILME SEGREDOS DO CORAÇÃO
GOIÂNIA
NOVEMBRO DE 2010
FACULDADES ALVES FARIA CURSO DE PSICOLOGIA
Alessandro Junio de Oliveira Cunha
RESENHA DO FILME SEGREDOS DO CORAÇÃO
Resenha do filme para avaliação processual do curso de Psicologia sobre a Orientação da Profa. Dra. Jordana Balduino.
GOIÂNIA
NOVEMBRO DE 2010
Segredos do Coração
(La Bestia nel Cuore)
Antes de qualquer coisa, é um filme tenso, um filme duro como a realidade é. Conversei com algumas colegas sobre o filme e muitas se queixaram dele dizendo que houvera saído mal de sua exibição, outras alegaram não tê-lo compreendido bem. Não as culpo, pois o filme provoca algo em nós, não há como sair impassível de sua presença, é desconfortante, pois nos tira do limbo cotidiano e nos conduz sem aviso prévio pelo vale das sombras do inconsciente.
O titulo em português nos rouba a única pista que teríamos inicialmente para indicar com o que iríamos lidar, La Bestia nel Cuore é mais indicativo do drama que o expectador tem pela frente, a tradução literal (a besta no coração ou o mostro no coração) é um indicativo mais explícito e mais assustador do que segredos do coração. Talvez seja melhor o titulo em português, porque assim não fugimos de pronto.
Há um sem numero de cenas que podemos relacionar com a teoria psicanalítica estudada nas aulas, mas totalmente alheio a isso, fazê-lo não se configura tarefa fácil. Primeiro porque pela própria densidade e complexidade do drama já nos vemos intimidados diante de uma tarefa tão seria e segundo porque se faz necessário elegermos uma parte, uma cena, um aspecto psicanalítico, o que significa abandonar outros pontos que são importantes constituintes do drama. Mas, como tudo na vida é enfrentamento, vamos à diante.
Talvez o ponto ou aspecto que mais me marcou no filme e que tem relação íntima