Teoria Tridimensional do Direito
O livro Teoria Tridimensional do Direito, tem como finalidade demonstrar o estudo feito por Miguel Reale, em que o mesmo defende o Direito não apenas como teoria, mas sim o Direito que leva também em consideração três aspectos importantes: fato, valor e norma. Mostra o desenvolvimento do tridimensionalismo ao longo do tempo, obedecendo as necessidades intrínsecas, e como a tridimensionalidade específica corresponde, no caso particular da experiência do Direito, a uma compreensão do homem e do mundo histórico por ele constituído.
Inicialmente Miguel Reale informa que a teoria aborda os requisitos essenciais para a sua validade, que é atender às exigências da sociedade e o segundo refere-se ao desenvolvimento das ideias, uma vez que os conceitos formulados passam a constituir uma inovação em confronto com as convicções dominantes. É demonstrada também, a necessidade de situar a Teoria Tridimensional do Direito, de maneira mais específica e dinâmica, para que assim, possamos ter respostas mais adequadas aos problemas relacionados com a ciência do Direito, no que se refere à elaboração de diferentes espécies de “modelos jurídicos “à sua vigência, eficácia e interpretação.
TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO:
Miguel Reale (São Bento do Sapucaí, 6 de novembro de 1910 — São Paulo,14 de abril de 2006) foi um filósofo, jurista, educador e poeta brasileiro . Foi um dos líderes do integralismo no Brasil e ideólogo da Ação Integralista Brasileira. Posteriormente, defendeu o liberalismo social.
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1934), onde foi professor catedrático (1941) e reitor da universidade (1949 — 1950; 1969 — 1973). É autor, entre outros, de Filosofia do Direito e de Lições Preliminares do Direito, obras clássicas do pensamento filosófico-jurídico brasileiro. Ficou conhecido como formulador da teoria tridimensional do direito, na qual os elementos da tríade fato, valor e norma jurídica