Resenha do filme Janela Da Alma
Janela da Alma:Produzido Por João Jardim e Walter Carvalho. Lançado no Brasil em 2001 pela Empresa Produtora TAMBELLINI FILMES E PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS LTDA e a Co-produção: DUETO FILMES em associação com Estúdios Mega e Tibet.
Janela da Alma, um documentário de João Jardim e Walter Carvalho, é constituída com depoimentos de 19 pessoas que falam sobre suas experiências e opiniões a respeito da cegueira e problemas visuais. Alguns entrevistados são cegos, outros não, mas apesar das diferenças de localização e profissão, por exemplo, seus relatos se mantêm unidos em torno de uma reflexão.
E este encadeamento de idéias nos proporciona a observar que os entrevistados cegos conseguem conviver com a cegueira, apesar das limitações. E estas adversidades não os impede de continuarem a percorrer o caminho. Evgen Bavcar é filósofo, Antônio Cícero é poeta, Paulo Cezar Lopes é professor de Literatura e Arnaldo Godoy é vereador de Belo Horizonte. Observa-se então, que os entrevistados não estacionaram diante dos obstáculos e em frente de tais reflexões, pergunta-se: o que é a cegueira?
A cegueira ou outros tipos de problemas visuais impedem de enxergar total ou parcialmente o mundo exterior, mas não inviabiliza de enxergar o mundo interior. Que é o íntimo, o pessoal, a essência de cada um. Atitudes e comportamentos definem este mundo interno, ou seja, define a pessoa, seu caráter, sua personalidade. E então se conclui que, é este mundo que rege o indivíduo.
Acredito que os autores do documentário nos convida a pensar sobre a nossa “cegueira interna”. Vivemos tão deslumbrados com sombras fantasiosas criadas por nossas ilusões materialistas, que não enxergamos a real finalidade da vida. Penso que é isso que João Jardim e Walter Carvalho desejam transmitir através do seu documentário.
Como expôs José Saramago no documentário, “Nunca vivemos tanto na Caverna de Platão como hoje”. E então concluo que, nessa “caverna materialista”, estamos aprisionados