Resumo do livro "O monge e o executivo!
O livro narra a história de John Daily, um executivo de sucesso como gerente-geral de uma fábrica de vidros, técnico voluntário da Pequena Liga de Beisebol , casado e pai de dois filhos. John achava que sua vida estava perfeita, até se dar conta que sua vida estava na verdade desmoronando: os funcionários da fábrica estavam insatisfeitos e fizeram um movimento sindical, sua esposa reclamava que não tinha suas necessidades supridas e o relacionamento com os filhos estava desgastado.
Rachel, sua esposa, pediu a John para ir conversar com o pastor da igreja e este o sugeriu que participasse de um retiro num pequeno mosteiro localizado perto do lago Michigan. John relutou com a idéia, porém, ao descobrir que Len Hoffman, um famoso ex-executivo de sucesso, se tornara frade naquele mesmo mosteiro, mudou de idéia e acabou se aventurando.
Desde o início de sua vida, John se vê “perseguido” pelo nome Simeão. Tanto no seu batismo quanto no seu casamento foi lido o mesmo versículo da bíblia que contava a história de um homem chamado Simeão; durante anos, John teve o mesmo sonho em que era dito para ele “Ache Simeão e ouça-o!” e, coincidentemente ou não, Len Hoffman Ganhou o nome de Simeão depois de virar frade.
No mosteiro, John e mais cinco colegas aprenderam alguns ensinamentos como: a diferença entre poder e autoridade e a diferença entre gerenciar e liderar; a importância de quebrar velhos paradigmas e de satisfazer as necessidades dos funcionários (onde necessidade é diferente de vontade); o amor ágape como sinônimo de liderança; a práxis, onde o comportamento influencia o pensamento; entre outros. Ensinamentos estes que fazem John sair de lá com vontade de mudar e colocá-los em prática.