Grua
DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
GRUA
VASSOURAS
2014
GRUA
TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR ENILSON COMO REQUISITO PARCIAL PARA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL DO 1º PERÍODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL, 1º SEMESTRE DE 2014, PELA ACADÊMICA:
GABRIELA PINHEIRO DE SOUZA
MATRÍCULA: 201411164
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o volume de obras na construção civil vem aumentando significativamente, com a demanda por moradias impondo um forte ritmo de produção das construtoras com a verticalização das habitações nas grandes metrópoles. Com isso, tem-se exigido cada vez mais o uso de equipamentos eficientes e capazes de atender aos curtos prazos impostos à execução das obras.
Nesse contexto são necessários equipamentos que façam transporte vertical e transporte horizontal para movimentação de grandes cargas. O guindaste de torre, mais conhecido como grua, é um equipamento composto desses dois movimentos (vertical e horizontal), permite aumento de produtividade. Existem guindastes de torre com lança horizontal que dispõem de formas de movimentações específicas, classificadas em fixas ou estacionárias; ascensionais e móveis sobre trilhos.
Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Esses guindastes eram usados para construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.
Na Alta Idade Média, guindastes portuários foram introduzidos para carregamentos, descarregamentos e construções de embarcações - alguns eram construídos sobre torres de pedra para estabilidade e capacidade extras. Os primeiros guindastes eram feitos de