Grua
PASSO 1
GUINDASTES: é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais pesados. Um guindaste é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil e na indústria de equipamentos pesados.
Na construção civil os guindastes são habitualmente estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido para isto. Enquanto que na indústria de equipamentos pesados geralmente são utilizados guindastes suspensos em trilhos elevados que movimenta cargas muito pesadas.
Os guindastes podem ser controlados por um operador na cabine, ou ainda por uma pequena unidade de controle remoto que pode comunicar-se via rádio, infravermelho ou por cabo.
O tipo mais comum de guindaste consiste em uma torre treliçada de aço ou uma torre telescópica montada em uma plataforma móvel, que pode ser constituída de trilhos, rodas, acoplados a caminhões ou ainda sobre esteiras. A base da torre é articulada, e pode ser suspendida e abaixada por cabos ou ainda por cilindros hidráulicos. Um gancho no topo da torre é suspenso por cabos e polias.
Os cabos são movimentados através de motores que operam com uma variedade de tipos de transmissões. Os motores podem ser à vapor, elétricos, ou ainda de combustão interna (IC). Enquanto que com relação com à transmissão esta costuma ser à base de embreagens principalmente em equipamentos mais antigos. Recentemente este padrão começou a ser modificado com o uso de motores de combustão interna que permitem combinar a características dos motores de vapor “torque máximo em velocidade zero” pela adição de um elemento hidráulico, criando com isso um bom controle de torque.
Indiferentemente de suas características peculiares, todos os guindastes seguem alguns princípios mecânicos que ilustram o uso de uma ou mais “máquinas simples” para criar uma vantagem mecânica:
A alavanca: Um guindaste de contrapeso contém um eixo horizontal (a alavanca). Na física,