Modigliane
LUCIANA FABRI GARCIA
RA 1130229
RESENHA DO FILME
“MODIGLIANE PAIXÃO PELA VIDA”
Curso: Licenciatura em Artes – EAD
Disciplina: AACC
Professor: Inah Durao Cunha
VITÓRIA – ES
2015
RESENHA
Filme: “Modigliane Paixão pela vida”
Gênero: Drama
Ano: 2004
Duração: 128 min.
O filme fala de um gigante das artes visuais mostrando-o em todos seus ângulos: o artista, o amigo, o rival, o homem, o menino, o amante e o pai. Tudo isso retradado após a primeira Guerra Mundial em Paris num ambiente que exalava genialidade entre os artistas da época. Embora o filme esteja focado em seu último ano de vida, várias lembranças compõe o filme para entendermos melhor esse artista de estilo único.
O filme inicia retratando a vida noturna frequentada por artistas, marchands e admiradores. Nele se encontra Pablo Picasso entre outros artistas. Eles estão falando da competição "Salon des Artistes" quando entra Modigliane bêbado, sobe na mesa fazendo graça e poesia e começa a provocar Picasso. Ali na primeira cena fica claro a rivalidade e desafeto entre os dois ao mesmo tempo um certo respeito.
Ao mesmo que mostra a vida boêmia, em meio a drogas e mulheres que Modigliane vivia, mostra lembranças da infância, como a que sua família quase perdeu tudo para o governo se não pelo fato de colocar os últimos bens em cima da cama de sua mãe que está em trabalho de parto. Outra lembrança é de como conheceu sua maior paixão Jeanne Hébuterne. Na cena que ele a retrata, ele a pinta como se estivesse com os olhos fechados, ao ser questionado ele lhe diz - só pintarei os seus olhos quando conhecer a sua alma... Essa paixão enfrentou o preconceito do pai dela por Modigliane ser judeu. Esse preconceito faz com que o pai de Jeanne tente impedir que ele conheça a própria filha.
O filme mostra a fragilidade da saúde de Modigliane, por ter tido tuberculose na infância, que retornou devido a vida desregulada que levava.
Uma cena interessante é o roubo de uma peça