AD1 MEPA SENSO COMUM E CIÊNCIA
511 palavras
3 páginas
O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida em que os homens levam na sociedade. É um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia a dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefônica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos. Ou seja, o senso comum é adquirido através de nossas experiências cotidianas.A Ciência (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas pelas várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas e comprovadas pelo método científico. Também se designa por ciência o processo de reconhecimento de informações sobre a realidade.
Senso comum: todos sabem que quando formam nuvens, é porque choverá.
Ciência: O vapor de água, proveniente da evaporação, formam as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas, ocorrem as chuvas.
Acredito que cada modo de conhecimento tenha uma utilidade dentro do contexto no qual se insere: o conhecimento científico se insere em um contexto de pesquisas científicas (as quais preconizam método e argumentos capazes de validar as hipóteses formuladas), em contextos acadêmicos, enquanto o conhecimento social encontra-se inserido no meio sócio – cultural. O conhecimento adquirido através do senso comum pode ter grande utilidade durante o processo de formação de um aluno, já que pode servir de ponto de partida. Tomemos um exemplo: os povos egípcios e mesopotâmicos já possuíam o conhecimento, mesmo sem comprovação científica, de que o sal na carne do peixe a conservava por mais tempo para que pudesse ser comercializada. Durante uma aula de química, ao explicar o processo químico da osmose – descoberta feita por René Dutrochet, em 1827 – o professor