Resenha de Educação Infantil
A criança ser lúdico que constrói seu próprio mundo através do brincar e do agir de varias formas e situações prazerosas é um ser que esta em processo de caminhada. Acriança vem de uma época sofrida e em construção, e que hoje encontrou o seu espaço na sociedade, um deles é o direito a infância e as educações por isso merecem nosso respeito, nossa confiança a nossa amizade.
Bem sabemos que nos passado não existia infância, as crianças eram ausentes da historia, a criança era simplesmente entendida como tabula rasa, apenas reprodutora de conhecimentos. Hoje vemos que a cultura é outra, ou seja, a criança tem um espaço e uma historia isso graças algumas pessoas que lutaram por isso fizeram a historia acontecer, são considerados pano de fundo no reconhecimento da criança autores como: “Comênio,Rousseau,Pestallozi,Decrolly, Froebel e Montessori” estabeleceram bases para um sistema de ensino centrado na criança.
Hoje a criança é referencia de um currículo nacional, o que chamamos de educação infantil o que vem a ser isso?
É um direito social digamos que recente na realidade educacional brasileira crianças de 0 a 6 anos com a constituição de 1998,direitos de serem educadas em creches e pré escolas, com isso carências,mazelas e fome foram rompidas.(1996) a educação deu um grande salto com a (LDB) Lei de diretrizes e Bases de educação,a educação infantil que antes era apenas empregada nas comunidades passa a ser a primeira etapa da educação básica,penso que essa etapa veio agregar grandes desafios como “inclusão de diferença “ ou seja dar segurança ao atendimento básico e garantir avanço na grande construção do conhecimento.
A educação continua avançada com o surgimento da lei nº 11.114 e 16 de maio de 2005,que modifica o artigo 6º de nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB que