EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: CONSTRUINDO O MOVIMENTO NA ESCOLA (RESENHA)
Entre as inúmeras e variadas ações desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos, no Projeto de Educação Continuada, mais conhecida como PEC/USP, um destaque merecido deve ser dado ao Curso de Educação Física Infantil, organizado e implementado por mérito dos professores Mauro G. de Mattos e Marcos G. Neira. (Pág. 11)
Mauro Gomes de Mattos é professor de Educação Física, Mestre em Educação Física e Doutor em Educação, reafirmando seu compromisso com a ação educativa e buscando complementar algumas realizações pessoais, iniciou na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo um interessante trabalho onde oportuniza aos futuros professores um contato estreito com a realidade da profissão. Já Marcos Garcia Neira é Pedagogo e Professor de Educação Física, realiza estudos de Pós-graduação na área de Psicologia da Educação e da experiência coletiva surgiu um livro que busca dias melhores para a Educação Física na Escola.
Dividido basicamente em três capítulos, a obra é prefaciada pela Professora Olga Molina, coordenadora do Programa de Educação Continuada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, que apresenta, de uma forma bem agradável, a história deste importante estudo para a área da educação infantil.
Com base nos autores a educação física escolar vivência duas correntes: uma é a educação do movimento e a outra é a educação pelo movimento. A educação do movimento é tão somente pensar no aluno como músculos, tendões, força, velocidade e resistência, enquanto a educação pelo movimento já busca o sentido, significado e a intenção. É notório que a história e a cultura desse aluno passam a contar e até mesmo intervir em sua aprendizagem, desenvolvendo o seu lado cognitivo, afetivo, social e psicomotor. Educar pelo movimento estimula o aluno a pensar e planejar suas ações e assim acaba formando-os como um