riscos ambientais
Definição
Os riscos são aqueles que são causados por agentes, físicos, químicos e biológicos. Conforme Descritos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a norma é a NR-9.
Os riscos dependem da atividade do trabalhado no seu ambiente de trabalho, podemos citar um mergulhador, pois ele se submete a condições ambientais adversas, altas pressões e baixas temperaturas. Para amenizar essas condições ele utiliza a roupa de mergulho.
Agentes:
Estes agentes são capazes de causar danos á saúde do trabalhador, atrapalhar no seu rendimento e causar ate acidentes de trabalhos em função de sua intensidade, concentração ou tempo de exposição.
Agentes Físicos: Ruído, vibrações, pressões anormais, temperatura extremas e radiações.
No caso de ruído, pode ser medido por um aparelho denominado de decibelímetro, o ministério do trabalho estabelece uma norma que diz que para uma jornada de 8 horas de trabalho o limite máximo tolerável e de 85 decibéis.
Figura - Decibelímetro
Agentes químicos: poeiras, substancias químicas, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele.
A principal forma de entrada dos agentes químicos no trabalhador é o aparelho respiratório, pois se ele inala um produto químico sobre a forma solida ou liquida esse produto fica retido no pulmão e acaba provocando uma doença pulmonar, caso ele inspirar um agente químico na forma de gás, o problema é maior pois esse gás atravessa os pulmões e entra na corrente sanguínea atingindo vários outros órgãos.
Figura - Aparelho Respiratório
O aparelho digestivo também pode ser a vitima de um produto químico, caso o trabalhador comer ou beber com as mãos sujas, pode engolir substancias químicas junto, que vão atingir o estomago e o intestino.
Figura - Aparelho Digestivo
A pele também pode ser a porta de entrada, especialmente se o trabalhador não utilizar luvas e manusear um produto químico.