Resenha critica do livro saber cuidar
No livro “Saber Cuidar”, o autor Leonardo Boff propõe a nós leitores um novo significado para a palavra cuidado nos fazendo refletir sobre o seu verdadeiro significado. Para viver e existir, tudo necessita de cuidado, de atenção, de carinho, de um olhar preocupado. Tudo que é vivo, necessariamente precisa ser cuidado. Portanto, o cuidado é fundamental para que tudo esteja em ordem.
O autor busca destacar o cuidado em suas diversas formas: o cuidado com a Terra, com a sociedade, com o corpo em geral e com outros assuntos relacionados à vida e a morte.
Atualmente, com o avanço tecnológico, percebo que a humanidade está dando cada vez mais importância para o “ter”, para o lucro, para o consumismo, passando muitas vezes por cima dos seus valores e da ética para alcançar o que desejam, se esquecendo do principal: o cuidado com tudo aquilo que o cerca, ou seja, com o próximo, com a natureza, com os pobres e oprimidos, com os idosos, com a alimentação, saúde, educação, segurança. Boff nos abre os olhos fazendo perceber que se não tivermos cuidado com o que temos, logo não teremos mais.
Boff nos faz refletir também que para abandonarmos esse estilo de vida descuidado, cheio de preocupações e correrias, é necessário utilizar um novo conceito de ética, que engloba o cuidado e está diretamente relacionado com o ser humano enquanto ator do universo, ou seja, está no ser humano o instinto de cuidado. Sem o cuidado, o humano não é completo, é incompreendido, pois faz parte de sua essência ser zeloso com tudo aquilo que o cerca. Também onde não há cuidado, as coisas se desfazem, acabam se perdendo pelo descuido.
A fábula-mito analisada no livro faz uso de várias figuras mitológicas (Júpiter, Terra, Saturno), para nos mostrar que o cuidado é antes de tudo uma atitude, como nos fala o autor: “Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. [...] Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e envolvimento