Estudo de grãos
1 - Nome da atividade / segmento
Armazenamento de Soja
2 - Área geográfica de localização da atividade / segmento
Ao analisar a quantidade produzida de soja em grãos no Brasil de 1990 a 2008, percebe-se aumento bastante significativo, passando de cerca de 19,9 milhões de toneladas para mais de 59 milhões de toneladas (IBGE, 2009b). Durante o período mencionado, as regiões Sul e Centro-Oeste - CO mantiveram-se como as duas principais produtoras, responsáveis, em conjunto, por cerca de 49 milhões de toneladas produzidas no ano de 2008.
[pic]
Entre os estados da região Sul, destaca-se o Paraná, cuja participação ultrapassou a do Rio Grande do Sul – RS em meados da década de 90 e correspondeu a 58% do total da região em 2008 (gráfico 2). Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso – MT foi o principal produtor em todo período considerado, responsável por 60% no referido ano (gráfico 3).
[pic]
[pic]
No caso da região Sul, o RS é o estado com maior quantidade de estabelecimentos e área colhida. Já no Centro-Oeste, o Mato Grosso possui maior área colhida enquanto Mato Grosso do Sul o maior percentual de estabelecimentos.
[pic]
3 - Características das plantas
Todos os prédios deverão ser compostos por materiais incombustíveis, com características predominantes de classes superior e sólida de construção e, adequados às atividades desenvolvidas.
4 - Processo / Operação
A operação consiste do recebimento rodoviário de soja, com descarregamento do caminhão em moegas. Em seguida, a soja é transferida por elevador de caneca à pré limpeza. A partir da pré limpeza, o produto é transferido por correia transportadora para outros elevadores de caneca, sendo um que destina ao silo pulmão (soja seca) e, o outro ao secador (soja com alta umidade) formando-se, assim, 02 circuitos. A partir do silo pulmão, a soja é transferida por redler para 01 elevador que pode enviar ao secador, ao armazém ou à correia