Resenha do Texto: “Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação”
SER PROFESSOR
Resenha do Texto: “Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação”.
Participante: Edemir Manoel dos Santos
Professora: Cristina Kuroski e Iris Weiduschat
Disciplina: Especialização em Docência no Ensino Superior - 06/05/2013
1 RESUMO DA OBRA
1.1 INTRODUÇÃO AO TEMA
O texto “Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação” base para a resenha crítica foi inicialmente apresentado em 28 de agosto de 2012 no Ciclo de Colóquios “Educação,
Avaliação Qualitativa e Inovação”, promovido pela Diretoria de Avaliação da Educação
Básica (DAEB) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP) e nele são abordados os temas Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação, de forma brilhante pelo autor Pedro Demo, um dos mais conceituados educadores do país.
Neste texto o autor procura apresentar informações relevantes da educação e como estão as condições atuais do sistema nacional. Principalmente, no desafio da “aprendizagem” do estudante e do professor, porque considera, entre outros, um dos males do sistema atual a
“pedagogia da reprodução” porque as oportunidades promissoras de vida e mercado das pessoas para ele estão centradas na capacidade de produção própria do conhecimento e da transformação destes em saber.
Em seu livro “Ser Professor é cuidar que o Aluno aprenda” DEMO (pg. 13, 2009) afirma que “a função precípua do professor é cuidar da aprendizagem do aluno, com afinco, dedicação, sistematicidade e persistência”, afirmações comentadas no referido artigo do autor e discutidas nesta resenha critica.
2
1.2 RESUMO
O autor diz que no “instrucionismo”, sistema atual de ensino, as aulas são feitas para serem copiadas e não aprendidas e que as melhorias deste sistema, entre outras, devem passar pela formação geral, valorização social e econômica e formação continuada do professor, pois a aprendizagem quer do aluno ou do professor exige pesquisa contínua.
Demo (2012) demonstra que a avaliação é uma