Eixo humanos
* Exercício avaliativo processual parcial IIII
Trabalho de Psicologia - Eixo de Humanas
1º semestre
Fisioterapia/noturno/Pompéia
Exercícios avaliativos
Processual Parcial III
Resenha Crítica Capítulo 7 do livro: Psicologia aplicada à enfermagem.
Capítulo 7: “Aspectos psicológicos da relação do enfermeiro com pacientes e familiares”
Resenha
Neste capítulo mostra mais da parte psicológica que é a assistência, de médicos/enfermeiros que tem que dar ao paciente, pois no procedimento há técnica a também sentimentos que se ambos não andarem em conjunto o processo de cura ou melhora não vai para frente.
Na verdade, cuidar não é apenas aplicar o medicamento, e seguir o protocolo do procedimento, tem que haver afeto, cuidado, apreciação entre outros sentimentos. É realmente se preocupar com paciente conversar com que ele procurar suprir as necessidades do paciente explicando como serão realizado os procedimentos para o paciente e para os familiares. Há um ciclo que todos os profissionais tem que passar para o desenvolvimento emocional relacionado ao paciente, e nisso está a atenção com o bem estar do paciente, cuidado, usar a técnica mais eficaz e menos dolorosa para o paciente.
É importante prestar atenção em alguns aspectos que fazem toda a diferença alguns tipos de exemplos abaixo: * Fisiológico. Como por exemplo: fadiga, insônia, fraqueza, entre outros. * Emocionais: Nervosismo, perda de controle, choro, etc. * Cognitiva: hiperatenção, esquecimento, confusão e demais coisas que mostra um comportamento estranho do paciente, que são pequenos detalhes que pode mostrar a piora do quadro do paciente.
Por isso é importante à comunicação médico/enfermeiro com o paciente para a explicação dos procedimentos para deixar os familiares e o paciente ciente dos