Poluição
Alexandre Pisetta
Marcio Vinícius Dolzan
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM0132) – Prática do Módulo II
01/05/2012
RESUMO
Com o crescimento ativo da população mundial, é necessário aumentar a produção de alimentos. Ai chegou um ponto de fundamental importância, pois quanto maior a produtividade agrícola, maior é a poluição do meio ambiente. Isso se da devido a um menosprezo por parte dos produtores aos impactos ambientais causados pelos mesmos. Mas devido à mobilização dos governos e aos apelos sociais esta situação vem sendo alterada. A conscientização esta fazendo com que os produtores busquem técnicas e tecnologias para diminuir os impactos ambientais e controlar a poluição. Os governos também vêm fazendo sua parte com a implantação de leis que protegem e também que obrigam a restauração do meio ambiente. Desta forma vamos devagarinho revertendo os impactos que os homens inconscientes causaram ao planeta que hoje se encontra em desequilíbrio.
Palavras-chave: Poluição. Agricultura. Desequilíbrio.
1 INTRODUÇÃO
Há muitos anos atrás o homem praticava uma agricultura voltada para o cultivo de alimento apenas para sua sobrevivência. Sendo assim, ele ocupava uma pequena área que não vinha a provocar um desequilíbrio no meio ambiente. Suas técnicas de cultivo não eram degradadoras, a não ser pelas queimadas, que ate hoje é uma das atividades mais prejudiciais ao meio ambiente.
Com o passar do tempo, a população foi crescendo e a demanda de alimento foi crescendo junto. Ai o homem percebeu que a agricultura poderia ser um ótimo negócio. A partir dai o meio ambiente começou a sofrer transformações prejudiciais como o desmatamento, queimadas, técnicas de cultivo degradadoras, o uso de agrotóxicos e a poluição através da emissão de CO2. Nesse momento o homem passou apenas a se preocupar com a produtividade e deixou de lado a parte mais importante que é