Flop flop
Prof. José Maria P. de Menezes Jr.
Objetivos
Flip-Flops e Dispositivos Correlatos Latch com portas NAND Latch com portas NOR Sinais de Clock e Flip-Flops com Clock Flip-Flop S-C com Clock Flip-Flop J-K com Clock Flip-Flop D com Clock Latch D (Latch transparente) Entradas Síncronas Símbolos IEEE/ANSI Considerações sobre temporização em Flip-Flops Problemas Potenciais de temporização em circuitos com FFs Flip-Flops Mestre/Escravo Aplicações com Flip-Flops Sincronização de Flip-Flops Detectando uma Seqüência de Entrada Armazenamento e Transferência de Dados Transferência Serial de Dados: Registradores de Deslocamento Divisão de freqüência e contagem Representação de Circuitos Seqüênciais Análise de Circuitos Seqüênciais Modelos de Circuitos Seqüênciais Procedimentos de Projeto Projeto com flip-flops D Projeto com flip-flops JK Simplificação em Circuitos Seqüênciais
1
Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Os circuitos lógicos estudados até o momento dependiam apenas dos níveis lógicos de entrada para a cada instante de tempo para gerar suas saídas – circuitos lógicos combinacionais. Entretanto, a maioria dos sistemas digitais é constituída de circuitos combinacionais e de elementos de memória, conforme o digrama abaixo.
FIGURA 5-1
Diagrama geral de um sistema digital.
Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Na parte combinacional: recebe sinais externos e saídas dos elementos de memória. No elemento de memória: armazena entradas anteriores, sendo o elemento de memória mais importante o flip-flop.
2
Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
O Flip-Flop
Embora uma porta lógica, por si, não tenha capacidade de armazenamento, algumas delas podem ser conectadas entre si de tal forma que permita o armazenamento de informação. Abaixo é mostrado um tipo de símbolo genérico para representar um flip-flop. Esse símbolo apresenta duas saídas oposta entre si.
As entradas do