poluição
Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
Aqui citaremos alguns exemplos de poluição, quais são seus danos e como prevenir.
Poluição Visual
A poluição visual é considerada a quantidade de objetos, cartazes, placas, pichações, anúncios de propaganda, entre outros, que podem ocasionar cansaço visual nas pessoas, e que também prejudicam a arquitetura original da cidade. A poluição visual é geralmente mais comum em grandes cidades urbanas. A troca das áreas verdes, pelos anúncios, que geram os problemas na qualidade de vida da população, pois gera um desconforto para quem está no local com muitas informações visuais, e em casos extremos, muitos acabam tendo problemas psicológicos, os quais são difíceis de serem notados. Apesar dos problemas causados, poucas soluções são tomadas por parte do governo e da população, pois grande parte da população não percebe a agressão que esses objetos causam, e porque são agressões menos visíveis. De alguns anos para cá, há profissionais, principalmente arquitetos, que estão desenvolvendo algumas campanhas para reduzir a poluição visual, demonstrando os problemas causados pelo excesso de propagandas e imagens pelas cidades.
Poluição do solo
O solo tem sua composição: ar, água, matéria orgânica e mineral, sendo a camada mais fina da crosta terrestre. É do solo que retiramos a maior parte da nossa alimentação direta ou indiretamente, sendo assim, se o solo estiver contaminado, nossa saúde poderá está em risco.
- Acumulo de lixo: Quando falamos em lixo que produzimos, temos que parar para