Saúde Publica
Principais Centros de Formação e Pesquisa
No Brasil existem importantes centros de pesquisa e formação na área de Medicina e Saúde. Alguns deles podem ser destacados:
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: Possui 62 laboratórios atuando na pesquisa em todos os ramos das ciências da saúde. Seu centro cardiológico INCOR é considerado um dos três maiores centros cardiológicos do mundo em volume de atendimento. Fundação Oswaldo Cruz: Seus laboratórios são considerados centros de referência, capazes de dar respostas imediatas a problemas emergenciais, como epidemias ou novas doenças. Nas áreas de pesquisa e ensino, seus projetos produzem conhecimentos para o controle de doenças como Aids, malária, Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquistossomose, meningites e hepatites.
O país é sede de uma série de organizações internacionais de saúde, tais como o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, mais conhecido por BIREME, 2 acrônimo de sua denominação original em português Biblioteca Regional de Medicina, e o Instituto Edumed.
Até agosto de 2014, existiam no Brasil 242 faculdades de medicina (entre particulares e públicas) oferecendo anualmente 21 395 vagas. Destas 242 faculdades, 41 estavam em São Paulo, 36 em Minas Gerais e 17 no Rio de Janeiro (os três estados que tem mais faculdades - 94 ao todo), oferecendo anualmente 9 021 vagas ou 42% do total do país.
Panorama Geral
Há que se ressaltar que o modelo de administração da saúde pública no Brasil foi substancialmente modificado a partir da promulgação da Constituição Brasileira de 1988,