marketing
Estratégias de marketing para atrair clientes
Hoje vivemos em uma era em que o cliente é o rei. Os clientes agora são o fator escasso e não como antes que era os bens e o serviço (PHILIP KOTLER,2003).
Segundo o autor supracitado, as empresas focam muito na produção e estão deixando de lado o foco nos clientes, elas tem que acordar e ver que agora á um novo chefe, o cliente. Ele é o bem mais importante que uma empresa tem, mas no entanto seu valor nem consta nos livros contábeis da empresa.
Peter Drucker afirma que o proposito da empresa é “criar clientes. Assim os negócios tem duas –apenas duas- funções básicas: marketing e a inovação produzem resultados, todo o resto são custos”.
Segundo a empresa L.L. Bean, o cliente é o mais importante, nós dependemos dele e não ele de nós. Não fazemos nenhum favor em servi-lo, mas sim ele nos faz um favor de dar-nos a oportunidade de servi-lo.
De acordo com Philip Kotler, a empresa tem o desafio de manter seus clientes pelo maior tempo possível, por tanto tem que estar atento ao ciclo de vida do mercado e do cliente do que ao ciclo de vida do produto. Mas infelizmente as empresas preocupam-se mais em atrair novos clientes, do que em manter os que já tem, por isso gastam muito dinheiro em marketing para atrair os novos clientes ou recuperar os antigos.
Ainda o autor citado acima, as empresas não incentivam seus vendedores a manter os clientes que tem, mas sim em fazer novos clientes e com isso vibrarem, dizem que os antigos não vão embora por isso não necessitam de serviços e atenção especial.
A regra ouro do marketing é tratar os clientes como você gostaria de ser tratado. Mas mesmo assim os perdemos para a concorrência pois lá estão mais satisfeitos, então você tem que fornecer mais satisfação do que o concorrente (PHILIP KOTLER,2003).
Kotler afirma que embora devemos atender todos os clientes bem, alguns devem ter mais regalias que outros. E sempre preste bem